sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A dificuldade de Perdoar os pais.


Certa vez, não lembro onde, a frase “Errar é humano, perdoar é divino”. Eu concordo plenamente.
Deve existir uma ponte entre a visão do mundo da psicoterapia e a visão do mundo que nasce das correntes espirituais. A psicoterapia sustenta que, para uma pessoa amadurecer, ela precisa atravessar a dor da infância, enquanto as tradições espirituais afirmam que ela precisa transcender as emoções negativas e cultivar as emoções positivas, como o amor e o perdão. Se levarmos em consideração as mais recentes novidades nos estudos da psicoterapia, poderemos ver que uma ponte entre estas duas realidades já está sendo construída.
A esse respeito, o estudioso Jeremy Holmes escreveu uma coisa que poderia responder à sua pergunta. Ele explicou que, em psicoterapia, chegar a uma relação harmoniosa entre as gerações implica três etapas diferentes. A primeira consiste em nos conscientizarmos dos modos em que os sentimentos e o comportamento atuais são ditados pela experiência passada. Pode ser doloroso para nós, sobretudo se as influências do passado tiverem raízes profundas. A segunda fase consiste no fato de diferenciarmos a nós mesmos daquilo que podem ser as influências externas. Nesse estágio pode-se experimentar raiva em relação aos pais e protesto existencial. Muitos pacientes esperam que, com a ajuda da psicoterapia, poderá emergir um novo “eu”, são e salvo, livre do passado. Mas esse projeto poderá ter sucesso só em parte. Nós somos feitos pelo nosso passado. Não existe ninguém que se faça a si mesmo.
A terceira etapa consiste em dar-se conta de que também os nossos pais – que criticamos com tanta aspereza – são o resultado da própria história pessoal. Quando o paciente compreende isso, ele se dá conta de que, se as coisas tivessem sido diferentes, ele não teria vindo à existência. A esse ponto ele pode começar a perdoar os seus pais, a participar do sofrimento deles e, por fim, a ser grato por eles o terem colocado neste mundo mesclado de alegrias e de sofrimentos.
No fundo, trata-se decidir acolher a si mesmo e os outros. Uma decisão que leva à liberdade e à serenidade interiores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial