quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que Pólis?

Todos vivemos em uma pólis. Originalmente, esse era o nome das cidades-estado da antiga Grécia. Uma organização fantástica para a época. E no berço da pólis nasceu a democracia.
Pólis deu origem a duas palavras muito importantes: politiké e polittikós. A primeira, você já deve ter deduzido, significa. Segundo Marilena Chauí, “os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos”. Envolve as leis, o erário público, a defesa e a guerra, a economia e, claro, os serviços públicos.
Todas essas atividades são controladas pelos politikós. Aqui, o óbvio não é real. Embora a tendência fosse traduzir a palavra como “políticos”, na verdade ela significa “cidadãos”. Na época do Império Romano, pólis foi traduzida como civitas, a cidade; politikós virou res publica, ou seja, negócios públicos; e os politikós eram os populus romanus ou cidadãos romanos.
Dessa forma – etimologicamente, pelo menos --, a política deveria ser exercida por todos os cidadãos e não apenas por um grupo. Na prática, nem na democracia grega isso aconteceu. É verdade que havia igualdade de direito e deveres entre todos os cidadãos, e aqueles que se recusassem a exercer seu direito de participação eram moralmente condenados por sua “apatia” ou “idiotia”. A questão era: quem é o cidadão?
Grande exemplo da democracia, atenas tinha cerca de 400 mil habitantes por volta do séculos IV a.C. Porém, estrangeiros, escravos e mulheres não eram considerados cidadãos. Sobravam menos de 40 mil que podiam exercer seu direito (e poder) político.
Ainda assim, a democracia ateniense nos ensina muitas coisas. Uma delas é o ostracismo. Mediante uma votação secreta anual, alguém que ameaçasse a democracia poderia perder seus direitos políticos por isso hoje...
Uma última curiosidade sobre a Grécia Antiga é que os atenienses reuniam-se em tipo de assembleia geral, a ekklesia, que posteriormente deu origem ao termo igreja. Em Roma, esse tipo de reunião recebeu o nome de comitiu, ou comício.
Observando a História, entendo que a política não deve se resumir ao nosso direito de voto. Ela se manifesta em todos os momentos e em todas as esferas. Política significa participação, com certeza alguém a exercerá por nós, muitas vezes com interesses não muito coletivos. Enfim, precisamos votar bem. Mas também precisamos participar mais. Sempre.

Um comentário:

  1. Padre Edivânio o senhor estar de parabéns adorei esse texto falando sobre Pólis realmente cada um de nós temos um pouco. Parabéns mais uma vez que DEUS E NOSSO SENHOR TE ILUMINE CADA DIA MAIS.

    ResponderExcluir

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial