quinta-feira, 26 de abril de 2012

Proclamando o Evangelho - maio/2012

5° Domingo da Páscoa – 06/05/2012 – (Jo 15,1-8)

É o monólogo mais longo do quarto evangelho, começando com a alegoria da vinha. Jesus é a verdadeira vinha da qual o Pai cuida em pessoa, arrancando os ramos secos, podando os produtivos: os discípulos que aceitaram a palavra vivificadora de Jesus. Eles são incentivados, convidados a viver em Jesus, a permanecer nele. ”Permanecer” é a palavra primordial nos vv. 1-8. O ensinamento central desta alegoria é claro. Permanecer em Jesus por meio do amor.

6° Domingo da Páscoa – 13/05/2012 – (Jo 15,9-17)


O modelo de amor para todo verdadeiro discipulado é extremo, sem limites; pois é o próprio Jesus que se despoja da vida pelos amigos como faz o bom pastor. Contudo, é precisamente por um amor como esse que Jesus os escolheu. Eles produzirão fruto duradouro, suas orações serão atendidas desde que se amem uns aos outros.

Domingo Da Ascensão do Senhor -20/05/2012 – (Mc 16,15-20)

O texto resume a época da missão depois da páscoa. Começa com as aparições do Ressuscitado e prossegue com a grande aparição aos Onze e seu discurso de envio. Menciona a ascensão e termina com a pregação dos discípulos. Nós leitores deste texto sentimo-nos levados pelo redator, com muita ênfase, a crermos no Senhor glorificado que, como advogado está junto de nós, quando agimos com fé.

Domingo de Pentecostes – 27/o5/2012 – (Jo 20,19-23)

A experiência comunitária do amor de Jesus, expresso em sua morte, e de sua vitória sobre ela, é precisamente a da eucaristia, a qual é também a fonte do Espírito para a comunidade por sua assimilação da carne e do sangue de Jesus e, inseparavelmente, pelo compromisso com a missão continuando a atividade do seu amor entre os homens. Desta forma também a eucaristia é apresentada como êxodo, não pelo afastamento do mundo, onde se desenvolve a missão, mas pela identificação com Jesus, que faz com que não se pertença ao mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial