segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estou com a lixeira cheia, como posso esvaziá-la?


Tem certeza de que quer excluir?

Tenho o hábito de, constantemente, utilizar a função do Windows para limpar permanentemente os arquivos deletados. Clico em “Esvaziar Lixeira”, o sistema operacional me faz a seguinte pergunta: “Tem certeza de que quer excluir ‘nome do arquivo’?”.
Embora faça isso várias vezes e, geralmente, confirme com um “Sim”, um dia desses associei esse procedimento à necessidade que temos, muitas vezes, de esvaziar nossas mentes do lixo ali depositado.
Desde o momento em que acordamos, nossos sentidos captam tudo ao nosso redor e as informações são guardadas em nosso cérebro. Muitas imagens, cheiros e texturas chegam até nós, porém não nos chamam a atenção. Mas, de vez em quando, uma roupa extravagante lembra um amigo distante, um aroma do doce remete à infância na casa da avó, uma superfície fria nos leva àquelas férias em chalé nas montanhas.
Além das informações captadas involuntariamente, há aquelas com que abastecemos nossa mente. A leitura de notícias em um jornal ou revistas, os memorandos internos do escritório, as músicas para relaxar no trânsito e os programas de televisão que parecem fazer o tempo passar.
Então, qual é a qualidade daquilo que temos consumido? Violência, traição, egoísmo, falta de respeito ao próximo parecem ser os temas, tanto da vida real, revelada pelos noticiários, quanto da ficção, expressa em novelas, filmes e nos mais diversos tipos de reality shows.
Por isso, muitas vezes acredito ser necessário encontrar um dispositivo para esvaziar a nossa lixeira mental. Um lazer saudável é um dos caminhos. Praticar um esporte, mesmo que seja uma simples caminhada, fazer uma leitura edificante, cercar-se de amigos são algumas idéias. Porém, para limpar a mente, recomendo o processo de solitude.
Muitas vezes confundida com solidão, a solitude é uma busca interior. Solidão é abandono, sofrimento, um vazio sufocante. Solitude é reflexão, aprendizado, um preenchimento relaxante. Você já tentou ficar meia hora sem pensar em absolutamente nada? Tudo bem, 15 minutos? Difícil? Cinco minutos, então. É um exercício, constante.
Henri Neuwen afirma que a vida espiritual tem três movimentos. O último é a procura por Deus. O segundo é a procura pelo próximo. E o início é a procura por nosso eu interior por meio do movimento de isolamento à solitude. A solidão nos afasta das pessoas. A solitude nos leva à hospitalidade. A hospitalidade nos aproxima de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial