quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A virgindade de Maria I

A virgindade de Maria

Maria permaneceu sempre virgem, porque fez uma opção de vida, dedicando-se de corpo e alma a causa de Jesus e do evangelho. Como membro e mãe da comunidade cristã, Maria consagrou-se de forma radical a Deus, abraçando livremente a castidade.

Não se há uma resposta a respeito da virgindade perpetua de Maria, a mulher sempre virgem, foi a partir das interpretações dos padres da Igreja que se foi amadurecendo esta idéia da virgindade perpetua de Maria. A medida que a vida consagrada crescia a Igreja afirmou a virgindade perpetua e a santidade de Maria.

Os dogmas de Maria é mais cristológico do que mariano.

Nas reflexões patrística há um paralelismo entre Eva e Maria Adão e Jesus

Pela desobediência de uma virgem o homem foi levado a queda precipitou-se e morreu, Assim o homem recebe a vida através de uma virgem que obedeceu a palavra de Deus. Era necessário e justo, com efeito, que na reabilitação de Adão em Cristo o mortal fosse tragado pelo imortal e nele assumido, e que Eva fosse assumida e dessolvesse e eliminasse a desobediência virginal pela virginal obediência.

A virgindade de Maria está ligado a ressurreição de Jesus.

A encarnação de Jesus no seio de Maria é uma prefiguração do mistério pascal. Assim como Jesus nasceu de uma virgem Jesus foi colocado em um sepulcro virgem, no Qual Jesus ressuscita de sepulcro virgem manifestando aos homens na glória da ressurreição; assim nascendo o filho não diminui a integridade virginal da mãe mas a consagrou o parto da virgem é o evento escatológico do nascimento do filho de Deus em carne humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial