segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ora com Simplicidade II


A oração na bíblia

A oração é para o cristão fruto e expressão de sua condição de filho de Deus. Não se encontram na Escritura Sagrada um modelo e ensinamento já dados, e sim a sua própria fonte de oração.

O Novo Testamento conservou a cena frequente de Jesus em oração, seus ensinamentos aos discípulos, a oração das comunidades primitivas, a oração de cada cristão no cumprimento de sua missão.

Jesus como Homem de oração

Jesus era um homem de oração por própria natureza, indecentemente de qualquer intenção de dar exemplo ou doutrina a seus seguidores. Ele viveu a oração como realização constante e espontânea de sua condição filial: é o Filho e encontro expansão de seu ser nas relações com o Pai. Será louvor, ação de graças, petição. Ele passou muitas horas, noites inteiras nessa relação familiar.

Por outro lado, está profundamente arraigada em sua obra apostólica. Ele ora nos momentos cruciais da implantação do Reino; no batismo (Lc 3,21-22), no Tabor (Lc 9,28-35), na eleição dos Apóstolos (Lc 6, 12-13), pela fidelidade de Pedro (Lc 22,32), a “oração sacerdotal” (Jo 17), no Jardim (Lc 22-42), na cruz.

A oração de é manancial de toda oração cristã. O ponto de referência serão as orações de Jesus. Os sinóticos preservaram três de suas orações: exclamação de júbilo (Mt 11,25), Getsêmane (Lc 22,42) e exclamações na cruz. Elas servem também para análise dos textos em que os evangelistas nos falam da oração de Jesus, sem conservar a fórmula: 3 vezes em Mateus, 4 vezes em Marcos e João, 11 vezes em Lucas, o evangelistas da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial