segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orar com Simplicidade IV

O cristão que ora

A comunidade foi a expressão mais visível e completa da oração cristã. Todavia, a oração é uma atitude que acompanha o cristão onde quer que ele se encontre, só ou acompanhado, com fórmulas estabelecidas ou com os impulsos de seu coração. A oração é para o cristão um modo de ser.

Há exemplos dispersos pelo Novo Testamento. O mais significativo e desenvolvido é o de Paulo, que insiste na oração constante e, além disso, transmite uma experiência. Tem seu valor especial, porque realizou o seu ideal cristã de fundir a oração viva e a caridade apostólica: é o contemplativo e o apóstolo a um só tempo, ambas as coisas em medida abundante. Converte-se numa verdadeira oração apostólica, no sentido forte de ambos os termos.

São Paulo é um grande mestre da oração cristã. Na vida e na doutrina, ele alcançou a unidade de contemplação e ação, de intimidade com Cristo e de compromisso sem reservas com a obra apostólica. É a isso que aspira em larga medida o cristão de hoje.

No antigo Testamento

A oração toma sua forma plena em Jesus Cristo: Deus fala e se dá como Pai, o homem divinizado pela encarnação é introduzido na família divina, fala e dialoga. Porém, essa oração tem suas raízes na história de Israel.

Tanto Jesus como os apóstolos e a Igreja primitiva utilizaram abundantemente as orações do Antigo Testamento nos atos mais tipicamente cristão. Na oração do Antigo Testamento, observam-se algumas leis fundamentais. Em primeiro lugar sua vinculação com o povo e a história. O conteúdo de seu diálogo com Deus é a manifestação e realização do plano salvífico que Deus opera em meio e por meio do povo. Os temas essenciais da oração são os momentos principais da história salvífica: eleição, libertação do Egito, o caminho do deserto, a aliança, a conquista, o exílio etc. É como base na gama de fatos que o povo de Israel ora. Eles Oe revivem diante de Deus sob a forma de louvor, de penitência, de súplica. Sua oração é a expressão de uma fé arraigada e alimentada na história.

O saltério como expressão máxima de oração é o canto da natureza e da história. Ele faz a criação orar, dotada por Deus de grandeza, beleza, força, voz. Ele faz a história falar, já que “o saltério é a síntese lírica de toda a revelação do Antigo Testamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial