segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orar com Simplicidade VIII

Oração por meio da Igreja

Este é outro elemento essencial de toda oração. Ela é feita na igreja, para a igreja e como igreja. Nada mais fácil de demonstrar hoje que uma sensibilidade comunitária especial nos tem ajudado a revalorizar a dimensão comunitária da oração, seja esta vocal ou mística, em assembléia ou privadamente.

Por causa do batismo e da confirmação, o cristão é consagrado e fortificado publicamente para oferecer na igreja o verdadeiro culto e oração. Toda a sua oração participa dessa consagração sacramental que a torna membro do corpo místico.

Para atuar essa função de oração, não há necessidade de fórmulas oficiais ou aprovadas em particular pela hierarquia. É eclesial, mesmo que não o faça com palavras próprias ou com os movimentos silenciosos do próprio espírito. Este último tipo de eclesialidade foi o que São Paulo mais cultivou: oração em todas as horas do dia, mas vibrando com a solicitude de todas as igrejas.

Eu rezo assim e sou feliz... Se você quer tentar seguir este caminho eu lhe agradeço. Você vai experimentar a verdadeira alegria e a paz verdadeira.

A oração é o único caminho que temos neste século XXI, para tentar salvar o homem de si mesmo e torná-lo novamente consciente de que somente salvando o outro salvará a si mesmo.

Padre Edivânio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial