segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orar com Simplicidade VI

O que é a Oração

No evangelho, a oração é vivida com uma naturalidade que ao crente moderno não é dado a repetir. Por exigência da análise intelectual e psicológica, por pressão das condições da vida, essa realidade tão simples escapa-se-nos das mãos. Precisamos recompô-la peça por peça.

Os livros da vida espiritual supunham muitas coisas. Eles evidentes e colocados em prática sem que fosse necessário lhes dar maior atenção. Agora as evidências são cada vez menores. Até mesmo para manter viva sua consciência filial, o cristão necessita de argumentos e decisões generosas.

A oração é um dom

A oração, do ponto de vista teológico, é, antes de tudo, um dom: somos filhos! Deus nos falou e nos deu o poder de escutá-lo e de responder-lhe como a um Pai (Jo 1, 12).

A oração é uma graça, um oferecimento de Deus. Evidentemente o homem faz alguma coisa, ele age; mas, para compreender essa ação, é preciso começar pelo final, isto é, em primeiro lugar, com a acolhida favorável da oração. Não pelo final, mas pelo princípio verdadeiro: Deus dirigindo a palavra e provocando a resposte.

O difícil para o cristão não era a prática da oração, mas a crença efetiva de que Deus concedia-lhe o poder incrível de dialogar com Ele e obter suas graças. Enfraqueceu-se na consciência do povo cristão o imenso privilégio que há no fato de poder o homem rezar da maneira como o faz o cristão.

A oração é uma audácia, justificada somente pelo dom divino. Um dom difícil de manter, já que, uma vez ou outra, volta a parecer ao homem incrível que Deus lhe fale e lhe escute com interesse. Vem-lhe a tentação de calar-se não escutar, de não dizer nada a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial