segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orar com Simplicidade I

Prólogo
Ao começar a ler um livro sobre a oração, pergunto-me sempre: o que me poderá dizer ou ensinar de novo o autor, sobre a teoria e a prática da oração, visto que o tema já foi tratado por tantas pessoas e a partir de tão variados pontos de vista?
Ninguém duvida da importância da oração. Tenho perguntado a muitas pessoas; rezar é importante? Todas têm respondido que não se pode viver sem oração, que rezar é a atividade mais importante da Igreja, que sem a oração não há vida espiritual nem comunhão com Deus.
O homem de oração sabe que estar diante de Jesus é estar na disposição de descobri-lo em sua vida e em sua caminhada porque entrever o objetivo final. Estar com Ele, ouvir a sua voz suave e sempre amável em nosso coração e em nossa vida, em sua Palavra e em seus mensageiros é sempre o melhor caminho para conviver na presença do nosso Deus, a Trindade.
A oração mais profunda, mais pessoal, mais interior, mais mística, não é aquela que usa os artifícios de uma cultura sofisticada; ela não precisa de conceitos complicados nem de linguajar enfeitados. Ela não usa métodos refinados acessíveis somente depois de longo treinamento. Muito pelo contrario, ela é simples, e de uma simplicidade somente acessível aos simples.
Como constatação, descobri que os grandes místicos da Igreja em geral, e os Padres do deserto em particular, cultivavam uma espiritualidade basicamente cristã. É certo que em suas expressões e modalidades radicalizaram muitas virtudes e valores, mas para eles isso estava na lógica do batismo, e não na de uma vida cristã ‘superior’.
O autor quer com este crepúsculo, é afinar o instrumento humano --- o interlocutor de Deus --- nesse diálogo amoroso que é a oração; afinar as cordas da lira para o dom da oração a quem ora.
Agora, é preciso, leitor amigo, que tu mesmo experimentes a simplicidade e clareza deste guia sobre a oração, através de uma leitura e meditação calma e atenta.

Padre Edivânio José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o Padre!

Conheça o Padre!
Livros, CDs e DVDs

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM

PROGRAMA NA RÁDIO CULTURA AM
Ouça o Programa, clicando aqui!

Secretaria Paroquial

Secretaria Paroquial